Topo

Congressista propõe lei 'covfefe' para arquivar tuítes de Trump

12/06/2017 19h07

Washington, 12 Jun 2017 (AFP) - Um congressista americano apresentou nesta segunda-feira um projeto de lei denominado "covfefe", em alusão a uma misteriosa expressão usada por Donald Trump em um tuíte que acabou viralizando, para arquivar tudo o que o presidente americano escrever nas redes sociais.

Mike Quigley, representante do estado do Illinois na Câmara baixa, apresentou uma proposta intitulada "Communications Over Various Feeds Electronically for Engagement", ou "Covfefe", segundo um comunicado.

"O uso frequente e sem qualquer tipo de filtro por parte do presidente Trump de sua conta pessoal do Twitter como um meio de comunicação oficial sem precedentes", disse Quigley.

"Se o presidente utiliza as redes sociais para fazer declarações repentinas sobre políticas públicas, temos que nos assegurar de que estas declarações sejam conservadas para futuras referências. Os tuítes são poderosos e o presidente deve se responsabilizar por cada um deles", acrescentou.

O funcionário propõe o arquivamento dos tuítes da conta pessoal do presidente, @realDonaldTrump, bem como da conta oficial, @POTUS.

A palavra "covfefe", usada por Trump em um tuíte de 31 de maio, fez muitos se questionarem sobre o que ele quis dizer. Ao mesmo tempo surgiram brincadeiras e deboches sobre o tema. "Apesar da covfefe de imprensa constantemente negativa", escreveu Trump, enigmaticamente.

O mistério aumentou ainda mais depois que o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, declarou: "o presidente e um pequeno grupo de gente sabem exatamente o que quis dizer".