Topo

Emissora de TV Al Jazeera, do Catar, denuncia ciberataque

08/06/2017 20h46

Doha, 8 Jun 2017 (AFP) - A emissora de TV do Catar Al Jazeera informou nesta quinta-feira (8) que está lutando contra um vasto ciberataque, que tinha como alvo "todos os seus sistemas".

"A rede de comunicação Al Jazeera está sofrendo neste momento um ciberataque contra todos os seus sistemas, sites da Internet e plataforma nas redes sociais", reportou a emissora no Twitter.

Em novo comunicado, a rede relatou que o "ataque" acontece após duas semanas de ciberatividades contra esse veículo.

"Hoje detectamos um aumento significativo de tentativas de ciberataques contra nossos usuários e nossos sistemas", indica a nota.

"Há uma tentativa (de pirataria) e tentamos lutar contra isso", declarou esta fonte da emissora, pedindo para não ser identificada.

Nesta quinta-feira, a página on-line www.aljazeera.com ficou várias vezes fora do ar.

Esse ataque ocorre em plena crise do Golfo, depois que a Arábia Saudita e vários de seus aliados na região decidiram romper relações diplomáticas com o Catar, acusando o país de "apoiar o terrorismo".

Como consequência disso, na segunda-feira (5), a Arábia Saudita fechou os escritórios da Al Jazeera no país.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou o fechamento e denunciou que a emissora é "vítima colateral" da campanha diplomática contra Doha.

Fundada há mais de 20 anos pelo governo do Catar, a Al Jazeera, que tem cerca de 80 escritórios em todo o mundo e emite em vários idiomas, atuou como caixa de ressonância dos movimentos da Primavera Árabe.