Topo

Fundador da agência de propaganda do EI morre em bombardeio na Síria

31/05/2017 17h03

Beirute, 31 Mai 2017 (AFP) - Um dos fundadores da Amaq, o órgão de propaganda do grupo Estado Islâmico (EI), morreu em um ataque aéreo lançado na Síria pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos - informaram nesta quarta-feira (31) rebeldes hostis ao governo de Bashar al-Assad.

Rayan Mashaal, também conhecido como Bara Kadek, teria morrido na segunda-feira (29), em um bombardeio sobre a cidade de Mayadeen, em poder do EI, perto da fronteira com o Iraque.

Vários grupos rebeldes compartilharam a notícia de sua morte nas redes sociais.

"Mashaal era um dos fundadores da agência Amaq do Daesh [acrônimo do EI em árabe]", afirmou o Eye on the Homeland, um importante grupo de meios de comunicação da oposição.

"Morreu com sua filha em um ataque da coalizão contra Mayadeen, na província de Deir Ezzor" no leste da Síria, acrescentou.

Seu óbito também foi anunciado por seu irmão no Facebook. Nem a coalizão internacional, nem o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmaram a notícia.

O diretor da rede opositora Aleppo24, Mohammad Khaled, contou à AFP que conheceu Mashaal, de 31 anos, em 2012.

Era "um dos primeiros revolucionários de Aleppo", a segunda cidade do país, reconquistada por Damasco, em 2016. Foi um ativo rebelde contra o governo de Al-Assad até anunciar, no final de 2013, sua adesão ao "califado" do EI.

Instalou-se em Al-Bab (norte) para, então, passar para Raqa, principal reduto do Estado Islâmico. Há cerca de quatro meses fugiu dessa cidade, que é alvo das Forças Democráticas Sírias, inimigas do EI, contou Khaled.

"Sabíamos que estava criando essa agência [Amaq] em 2014, porque convidou todos os rebeldes de Aleppo a se unirem a seu projeto", completou.

O EI costuma divulgar seus comunicados e reivindicar seus atentados, por intermédio de seu perfil da Amaq no aplicativo de mensagens Telegram.