Topo

Festival de Cannes se veste de gala, ofuscado por ataque em Manchester

23/05/2017 14h41

Cannes, França, 23 Mai 2017 (AFP) - O Festival de Cannes se prepara para uma noite de gala, nesta terça-feira, com várias estrelas esperadas para festejar sua 70ª edição, um evento ofuscado pelo atentado suicida em Manchester, que deixou 22 mortos na segunda-feira à noite.

O diretor-geral do Festival, Thierry Frémaux, decidiu cancelar a queima de fogos de artifício programada para a noite, mas manteve a cerimônia: "devemos mostrar que não vamos nos deixar abater e que a vida continua", declarou.

A lista completa de convidados é mantida em segredo, mas os vencedores da Palma de Ouro deverão estar presentes no tapete vermelho.

Um minuto de silêncio foi observado no início da tarde desta terça na escadaria do Palácio dos Festivais. Ao lado de Thierry Frémaux estavam Pierre Lescure, presidente do Festival, o prefeito de Cannes, David Lisnard, a atriz francesa Isabelle Huppert e equipes do Festival.

"As vítimas de Manchester não faziam outra coisa senão o que fazemos aqui: estar juntos, desfrutar da liberdade de amar e compartilhar paixões", ressaltou.

"Mais uma vez, nosso estilo de vida, a juventude, a celebração, a cultura, são atingidos", afirmou por sua vez a nova ministra da Cultura da França, Françoise Nyssen, durante sua primeira viagem ao Festival de Cannes.

A segurança foi reforçada para esta 70ª edição do Festival. Imponentes jardineiras de concreto foram colocadas para dissuadir qualquer ataque com veículos, dez meses após o realizado em Nice (86 mortos).

Após o atentado de Manchester, Georges-François Leclerc, prefeito do departamento de Alpes-Maritimes, onde se situa Cannes, relatou um aumento das medidas de segurança nas últimas horas, sem dar mais detalhes.

Foto de famíliaOs convidados de honra do 70º aniversário - uma centena de atores, diretores e muitas celebridades que marcaram a história do Festival - reuniram-se mais cedo para uma foto histórica, antes da cerimônia da noite no Grand Théâtre Lumière.

Entre eles, Oliver Stone, George Miller, Antonio Banderas, Marion Cotillard, Claudia Cardinale, Claude Lelouch, Costa-Gavras, Monica Bellucci, Nanni Moretti, Ken Loach, Jane Campion e Catherine Deneuve, posaram para 28 fotojornalistas. O momento foi imortalizado pelas próprias celebridades com selfies.

Agraciado duas vezes pelo prêmio de atuação por "Violette Nozière" (1978) e "A Professora de Piano" (2001), Isabelle Huppert vai presidir este aniversário que não será transmitido ao vivo.

Trechos de filmes, imagens de arquivos, intervenções de artistas e interlúdios musicais vão marcar a cerimônia.

Entre os participantes cuja presença é garantida estão Pedro Almodóvar, que preside o júri, os atores de Hollywood Will Smith e Jessica Chastain, bem como a francesa Agnès Jaoui e o italiano Paolo Sorrentino.

Entre os convidados de honra, a neozelandesa Jane Campion, única mulher a conquistar a Palma de Ouro em 1993 por "O Piano", o italiano Nanni Moretti, vencedor em 2001 por "O quarto do filho", o britânico Ken Loach, duas vezes premiado por "Ventos da Liberdade" (2006) e "Eu, Daniel Blake" (2016).

O americano George Miller, que presidiu o júri da 69ª edição, e o diretor mexicano Alejandro Iñárritu, premiado em 2006 por "Babel", também estarão na festa de aniversário.

Charlize Theron, Liv Ullmann, Kirsten Dunst, Mads Mikkelsen, Carole Bouquet, Alfonso Cuaron, Guillermo del Toro, Shu Qi, Abderrahmane Sissako e Nicolas Winding Refn também estarão em Cannes.

Jfg-bur/nip/fmi/elp/mr/mvv