Topo

Miyazaki anuncia novo filme

19/05/2017 10h39

Tóquio, 19 Mai 2017 (AFP) - O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki sairá de sua aposentadoria anunciada em 2013 para fazer um novo filme, anunciou nesta sexta-feira o Studio Ghibli.

"Miyazaki decidiu abrir mão da aposentadoria e fazer um longa-metragem de animação", explica o site da produtora do diretor.

A empresa, da qual ele foi um dos fundadores em 1985, destacou que o cineasta, 76 anos, "encontrou um tema que vale a pena transformar em filme", antes de destacar: "será realmente seu último filme por sua idade".

Hayao Miyazaki anunciou em setembro de 2013 que não voltaria a dirigir filmes de animação para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar.

"Vou continuar comparecendo ao estúdio todos os dias. Meu sonho é descansar aos domingos. Me pergunto inclusive se isto será possível", declarou na época à imprensa.

"Serei um homem livre. O que desejar fazer, eu farei", acrescentou.

Hayao Miyazaki recebeu vários prêmios, incluindo o Oscar de filme de animação em 2003 por "A Viagem de Chihiro", que estreou no Japão em 2001 e que também foi o primeiro filme de animação da história a receber o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

O japonês também foi premiado com um Leão de Ouro em Veneza em 2005 pelo conjunto de sua carreira e com um Oscar honorário em 2014.

Entre seus filmes mais conhecidos estão "Princesa Mononoke", "Meu Amigo Totoro", "Ponyo: Uma Amizade que veio do Mar" e "Vidas ao Vento", o mais recente, de 2013.

Miyazaki iniciou a carreira de 1963. Seu primeiro longa-metragem, "O Castelo de Cagliostro", é de 1979. Ele se tornou um diretor cult com "Nausicaä do Vale do Vento" (1984), antes de cofundar o Studio Ghibli, o primeiro de animação no Japão.