Topo

Cannes completa 70 anos - Lembranças de seus protagonistas

15/05/2017 10h28

Paris, 15 Mai 2017 (AFP) - Por ocasião do 70º aniversário do Festival de Cannes, personalidades do mundo do cinema recordam sua primeira experiência na Croisette e sua melhor lembrança.

- A atriz e cantora britânica Jane Birkin"A primeira lembrança que me vem à cabeça é... quando estava no colo de Jack Nicholson [risos]. Foi divertido! Não lembro o contexto exato. (...) É a frivolidade de Cannes! Devia ter 25 anos.

Minha melhor recordação é ter ido defender 'La Pirate', o filme do [seu então companheiro] Jacques Doillon que estava competindo. Foi um momento muito bonito".

- A diretora de cinema americana Sofia Coppola:"Me recordo de ter ido a Cannes com meu pai nos anos 1970 por 'Apocalypse now' (Palma de Ouro em 1979). O Festival coincide com a época do meu aniversário, ou seja, tenho boas lembranças. Sempre adorei Cannes e gostei de estar no júri, foi fascinante".

- O diretor de cinema francês Costa-Gavras:"Meu primeiro festival foi com 'Crime no carro dormitório'. Fomos com Simone Signoret e Yves Montand. Apresentamos o filme, demos uma pequena coletiva de imprensa. Me lembro muito bem das palavras de Simone Signoret. Havia uma multidão de jornalistas por causa de Signoret e Montand. Disse: 'Fizemos um filme. Não fizemos 'O encouraçado Potemkin'. E estamos todos muito felizes'.

Uma das minhas melhores lembranças é sem dúvida a Palma de Ouro (por 'Desaparecido - um grande mistério', em 1982) que compartilhei com o diretor turco Yilmaz Güney ('O caminho'). Houve um grande silêncio na sala. Não sei se as pessoas se perguntavam o que ia acontecer entre um grego e um turco. Depois nos beijamos, foi um grande momento".

- O diretor mexicano Alfonso Cuarón:"Me lembro da apresentação de 'O labirinto do fauno', em 2006, que eu tinha produzido. Foi um filme muito difícil para (o diretor) Guillermo del Toro. Me comoveu vê-lo no meio da sala de projeção, onde o público começou a aplaudir e não parava, as palmas duraram 15 minutos. Ele fez piadas, mas as pessoas não paravam de aplaudir. Não sabia o que fazer, se devia se esconder. Eu lhe disse: 'Memo, é o seu momento, aproveita, eles te amam'".

- O cineasta francês Jacques Doillon:"Fui três vezes a Cannes, duas competindo - por 'La Drôlesse', em 1979, e depois por 'La Pirate', em 1984. Fora isso, nunca vi nada de Cannes, porque quando você está dentro dessas seleções, é um pouco como em uma fábrica, de oito da manhã até uma da madrugada. Você sai sem muito cérebro e com bastante cansaço".

- A atriz americana Kirsten Dunst:"Vir com 'Maria Antonieta' (de Sofia Coppola, em 2006) foi especial. Fizemos uma festa realmente incrível depois do filme. Foi a melhor festa que já fui em Cannes. Havia fogos de artifício, foi extraordinário".

- O diretor de cinema canadense Atom Egoyan:"Minha primeira lembrança de Cannes é um quarto minúsculo em um beco onde eu acordei ao som de uma harpa no pátio, que uma mulher estava tocando iluminada pela Lua.

Me lembro quando, em 1999, fui barrado na entrada da festa na praia em frente ao Majestic depois da apresentação oficial do meu filme 'O fio da inocência'. Ele foi coproduzido por Mel Gibson, que estava cercado pela segurança. Eu tinha que ficar com ele, mas me atrasei. E quando cheguei havia uma multidão esperando para entrar. Ninguém acreditou em mim quando eu disse que eu era o diretor. Foi surreal. Finalmente um produtor me viu e me fez entrar".

burs-fmi/ra/app/es/db/mvv