Entretenimento

Bienal de Arte de Veneza premia com o Leão de Ouro a alemã Anne Imhof

Andrea Merola/ANSA via AP
A artista alemã vence o Leão de Ouro da Bienal de Arte de Veneza Imagem: Andrea Merola/ANSA via AP

De Veneza (Itália)

13/05/2017 14h28

A renomada artista contemporânea alemã Anne Imhof foi premiada neste sábado com o Leão de Ouro da Bienal de Arte de Veneza por sua impactante instalação "Faust" sobre o capitalismo, a sexualidade e a repressão.

O júri do célebre evento de arte contemporânea, que abre neste sábado suas portas ao público, presidido pelo espanhol Manuel Borja-Villel, elogiou a obra de um dos maiores talentos do Velho Continente por sua "poderosa e inquietante instalação, que traz à tona muitos questionamentos sobre o nosso tempo".

A instalação, com artistas vestidos de preto sob jaulas simbólicas de vidro nos quais se retorcem, e que obriga os visitantes a caminhar sobre eles em plataformas transparentes de acrílico, deixa os visitantes impressionados.

Inspirada na obra Fausto, de Goethe, os artistas se arrastam sob o vidro enquanto realizam performances chocantes contra o poder, a sexualidade e a obsessão pela tecnologia diante de simbólicos cães da raça doberman, que ficam de guarda.

Artistas de diferentes gerações, muitas mulheres e numerosos jovens, alguns desconhecidos, outros que peregrinaram por vários continentes e culturas, são os convidados de honra da nova edição da Bienal de Arte, que ficará aberta até o dia 26 de novembro.

A Bienal conta também com o trabalho do artista brasileiro Ernesto Neto. Em sua obra, o visitante da Bienal é convidado a recuperar a espiritualidade por meio de um espaço de meditação, uma zona de encontro, que se inspira no lugar onde o povo Huni Kuin se reúne para conversar e pensar, utilizando uma enorme malha tecida por crochê.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo