Topo

Bill Clinton e James Patterson, coautores de thriller na Casa Branca

08/05/2017 17h18

Nova York, 8 Mai 2017 (AFP) - Um popular ex-presidente americano que esteve à beira do impeachment por um escândalo sexual e um escritor mundialmente famoso escrevem juntos um suspense ambientado na Casa Branca.

A colaboração entre Bill Clinton e James Patterson foi anunciada nesta segunda-feira pelas editoras de ambos, Alfred A. Knopf e Little, Brown and Co., e o romance já tem título: "The president is missing" (O presidente desapareceu).

O thriller sobre o súbito desaparecimento de um presidente americano no exercício de suas funções será "um amálgama único de intriga, suspense e drama mundial após bastidores nos mais altos corredores do poder. Contará com detalhes que só um presidente pode conhecer", disseram as editoras rivais em um comunicado conjunto.

Quando for publicado em junho de 2018, o livro de 400 páginas custará 15,99 dólares em sua versão digital, 30 dólares em sua versão papel com capa dura, e 40 dólares em sua versão áudio, segundo a Amazon.

Embora ainda falte mais de um ano para a publicação, a capa do livro já pode ser vista on-line: fundo preto, uma águia dourada no centro e os nomes dos autores em letras de igual ou maior tamanho que o título.

"Trabalhar em um livro sobre um presidente em exercício, utilizando o que sei sobre o trabalho, a vida na Casa Branca, e o modo como Washington funciona tem sido muito divertido", disse Clinton no comunicado. "E trabalhar com Jim tem sido genial. Fui seu fã durante muito tempo".

Bill Clinton publicou vários livros de não ficção e seu livro de memórias "Minha vida" (2004) é um best-seller, mas nunca havia escrito um romance até agora.

Patterson, autor e co-autor de mais de 150 livros que venderam mais de 300 milhões de copias, contou que trabalhar com Bill Clinton foi "o ponto mais alto" de sua carreira e que sua experiência na Casa Branca traz uma informação vital ao romance.

"Sou um contador de histórias, e o conhecimento do presidente Clinton nos permitiu contar uma história muito interessante. É uma combinação rara. Os leitores serão atraídos pelo suspense, mas também terão um olhar interior do que é ser presidente", disse o escritor.

Ambos darão entrevistas e viajarão juntos quando o livro for publicado.

Hillary Clinton, a esposa de Bill Clinton e derrotada rival do presidente Donald Trump, também está escrevendo um livro de ensaios no qual reflete sobre sua vida através de eventos que a marcaram.

A filha de ambos, Chelsea, publicará no dia 30 de maio seu libro para crianças "She persisted" (Ela persistiu), em que conta a vida de 13 mulheres americanas que mudaram o curso da História.