Topo

Encontrada no Peru uma centena de peças pré-hispânicas de ouro e prata

01/05/2017 21h42

Lima, 2 Mai 2017 (AFP) - Umas 92 peças de ouro e prata pré-hispânica de alta qualidade foram encontradas em um morro da região de Cajamarca, no nordeste do Peru, de forma casual, quando uma família fazia uma visita a sítios arqueológicos, notificou a imprensa nesta segunda-feira.

A descoberta das peças genuínas de ouro pré-inca no morro Ilucán da província de Cutervo (Cajamarca), foi confirmado pelo arqueólogo peruano Walter Alva, que qualificou o fato como "espetacular", informou a rádio RPP.

As peças seriam de uma cultura da região com influência Wari, uma civilização andina que floresceu no centro dos Antes peruanos aproximadamente entre os anos 700 a 1200 da nossa era.

"Os ornamentos de uso ritual são originais, de grande qualidade artística, e estão muito bem conservados. Depois do reconhecimento que fizermos, cumpriremos com informar o Ministério da Cultura para quais ações imediatas podem ser tomadas", disse Alva.

O investigador explicou que a maioria é de peças em miniatura, entre elas uma série de armas e uma coroa que corresponderia a um menino da nobreza, destacou a agência oficial Andina.

"É provável que se trate da descoberta de um enterro de um menino da nobreza, mas também pode corresponder a um conjunto de oferendas ao apu (deus) tutelar do morro Ilucán", disse Alva, que foi o descobridor em 1987 das Tumbas Reais do Senhor de Sipan (governante no século III).

"Por sorte, essas pessoas entregaram de forma voluntária à municipalidade de Cutervo os objetos metálicos, entre peças de prata e ouro, que eminentemente fazem parte de um conjunto maior", disse o arqueólogo à rádio RPP.

É um costume que as famílias façam na Semana Santa visitas aos sítios arqueológicos de Cutervo. Uma delas encontrou as peças e as entregou ao município que as guardou à espera da chegada de Alva e que começasse uma investigação, noticiou a imprensa.