Forças iraquianas reconquistam mais uma localidade das mãos do Estado Islâmico
Hatra, Iraq, 27 Abr 2017 (AFP) - As forças iraquianas reconquistaram nesta quinta-feira a localidade de Hatra (norte) das mãos do grupo Estado Islâmico (EI), um dia depois de terem retomado a cidade antiga de mesmo nome, indicaram fontes militares.
As unidades paramilitares Hashd al Shaabi (Mobilização Popular) anunciaram a expulsão do Estado Islâmico de Hatra, situada 120 km a sudoeste de Mossul, depois de três dias de ofensiva.
O general Abdelamir Yaralla confirmou em um comunicado do Comando Conjunto das Operações Militares que "as forças de Hashd al Shaabi libertaram completamente Hatra em um tempo recorde".
Yaralla, que coordena a ofensiva para reconquistar a totalidade da cidade de Mossu, disse que a bandeira iraquiana foi içada nos principais prédios depois da batalha que causou perdas importantes aos extremistas.
Na véspera, as unidades Hashd al Shaabi - compostas por grupos paramilitares dominados por milícias xiitas apoiadas pelo Irã - retomaram a cidade antiga de Hatra, inscrita na lista do patrimônio mundial da Unesco e situada perto da localidade de mesmo nome.
A cidade antiga de Hatra, situada em uma região desértica, foi construída no século II ou II a.C. e foi um importante centro comercial e religioso do império persa de Parta.
bur-ak/jmm/feb/tp/pa/pc/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.