Quadro de Diego Velázquez é leiloado pelo equivalente a R$ 28 milhões
Um retrato em óleo do mestre espanhol Diego Velázquez foi vendido em um leilão em Madri, nesta terça (25), por 8 milhões de euros (cerca de R$ 28 milhões na cotação atual), anunciou a casa Abalarte.
O óleo, que mostra uma menina de olhos grandes e com as mãos em postura de oração, com saia marrom e blusa de colarinho branco, nunca havia sido estudado até que o dono decidiu vendê-lo, informou a casa leiloeira.
A mesma acredita que a tela de 57,5 por 44 centímetros tenha sido pintada na juventude pelo artista sevilhano (1599-1660), conhecido pela obra-prima "Las Meninas", exposta no Museu do Prado de Madri.
O proprietário da tela, intitulada "Retrato de Niña o Joven Inmaculada", era uma pessoa física de Madru, cuja identidade não foi informada. Sua família manteve a pintura por gerações.
Richard de Willermin, especialista em arte espanhola do século 17, que colabora com a casa de leilões, examinou o óleo e concluiu que era um Velázquez.
Especialistas do Museu do Prado também estudaram a pintura, mas o museu não fez nenhum comentário público a respeito, pois nunca dá sua opinião sobre peças que não integram a sua coleção.
A disputa pelo retrato começou em 8 milhões de euros, explicou Abalarte, mas não houve oferta superior.
A identidade do comprador não foi revelada, mas a pintura não pode deixar o país por determinação do governo, que proíbe levar para o exterior qualquer trabalho que possa fazer parte do patrimônio espanhol.
Pintor barroco considerado um dos maiores expoentes da arte espanhola, Velázquez pintou durante a vida cerca de 200 quadros, dos quais restam 120, a metade no Museu do Prado, em Madri.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.