Topo

Crucifixo perdido feito por Michelangelo volta para basílica em Florença

Crucifixo de 1,40 metros feito por Michelangelo - AFP/ALBERTO PIZZOLI
Crucifixo de 1,40 metros feito por Michelangelo Imagem: AFP/ALBERTO PIZZOLI

Florença (ITA)

04/04/2017 16h29

Um crucifixo talhado em madeira por Michelangelo aos 18 anos, e que esteve desaparecido durante séculos, regressou nesta terça-feira (4) à Basílica do Espírito Santo de Florença, no centro da Itália, para a qual tinha sido originalmente produzida.

O célebre artista doou o objeto à Basílica dos agostinianos em 1493, uma imagem de Cristo crucificado, em gesto de agradecimento aos sacerdotes por terem-no hospedado após a morte de seu primeiro mecenas, Lorenzo de Medici.

Michelangelo passou um ano no convento com os agostinianos, e aproveitou essa época para estudar anatomia utilizando os cadáveres do hospital dos monges, o que lhe permitiu tornar-se insuperável na arte de esculpir e pintar magníficos detalhes do corpo humano.

O crucifixo de madeira, de quase 1,40 metro de altura, foi encontrado em estado irreconhecível na década de 60 em um corredor do convento, no qual tinha sido abandonado após ter sido pintado várias vezes.

A peça se encontra agora no meio da antiga sacristia da igreja, e foi suspensa por um cabo para permitir que os visitantes possam admirá-la de todos os ângulos.

"Todo o bairro de Espírito Santo, que conta com sua extraordinária basílica, a última obra prima de Brunelleschi, é um local que deve ser resguardado e também trazido à vida", declara Simonetta Brandolini d'Adda, presidente da Amigos de Florença, associação que ajudou na instalação desse "tão sereno e sublime" Cristo, disse.