Entretenimento

Morre James Rosenquist, um dos pioneiros do Pop Art

Manoocher Deghati/AFP
O artisat James Rosenquist em frente ao seu quadro "Joan Crawford Says...", feito em 1964 Imagem: Manoocher Deghati/AFP

De Nova York (EUA)

01/04/2017 17h54

O artista americano James Rosenquist, que teve um papel decisivo no surgimento do Pop Art com suas telas e instalações, faleceu nesta sexta-feira aos 83 anos, segundo seu site oficial.

Nascido em 29 de novembro de 1933 na Dakota do Sul, iniciou sua carreira pintando cartazes publicitários e depois se estabeleceu em uma oficina no sul de Manhattan para trabalhar em suas próprias criações.

"Meus cartazes eram arte", explicou durante uma entrevista à rádio pública WNYC em 2004, na qual também fez referência à dificuldade de reproduzir fielmente o rosto dos atores do cinema nos cartazes de filmes que pintava.

Foi, principalmente junto com Roy Lichtenstein e Andy Warhol, um dos fundadores dessa nova corrente, inicialmente desprestigiada pelos classicistas, mas que rapidamente se tornou importante no mundo da arte.

Seu quadro mais famoso, "F-111" (1964-65), obra de três metros de altura por 26 metros de largura, mistura macarrão, uma criança com um capacete e um cogumelo atômico.

Essa tela está atualmente exposta no Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York.

James Rosenquist se distanciou progressivamente da estética do consumo e se aventurou, inclusive, na arte abstrata, com um gosto sempre aparente pelas telas de grandes dimensões.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo