Topo

Túmulo de Jesus reaberto em Jerusalém após restauração

22/03/2017 06h33

Jerusalém, 22 Mar 2017 (AFP) - O santuário que protege o túmulo onde Jesus Cristo foi enterrado, segundo a tradição cristã, foi reaberto nesta quarta-feira, durante uma cerimônia na igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, após nove meses de restauração.

As obras começaram em maio de 2016 para consolidar a Edícula de mármore e devolver sua cor original. O local foi completamente desmontado e reconstruído à imagem e semelhança do original.

Líderes religiosos de diferentes confissões cristãs participaram na cerimônia desta quarta-feira, durante a qual o santuário foi exibido sem a estrutura de metal que antes dificultava a vista.

"Não é apenas uma doação feita à Terra Santa, é uma doação para o mundo inteiro", afirmou o patriarca greco-ortodoxo Teophilos III de Jerusalém aos convidados, entre eles o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

"Antes o monumento estava completamente escuro, os muros da Edícula haviam escurecido pela fumaça das velas dos peregrinos", explicou à AFP a chefe da equipe de restauração, Antonia Moropoulou.