Entretenimento

Papa lamenta uma 'certa mediocridade" na liturgia moderna

04/03/2017 12h13

Cidade do Vaticano, 4 Mar 2017 (AFP) - O papa Francisco lamentou neste sábado (4) que o anseio pela modernidade e pelo abandono do latim tenham trazido "certa mediocridade" à liturgia, declarou em um congresso sobre música sacra.

"O encontro com a modernidade e a introdução das línguas faladas (de cada país substituindo o latim) na liturgia geraram muitos problemas", considerou o pontífice argentino.

"Tem prevalecido certa mediocridade, superficialidade e banalidade em detrimento da beleza e intensidade das celebrações litúrgicas", disse.

Francisco ressalta que a Igreja deve defender e enaltecer a riqueza da música sacra, evitando ter uma visão "nostálgica" em relação a ela.

De acordo com ele, deve-se ter o intuito de tornar que a música e os cânticos da missa "estejam plenamente inseridos dentro das linguagens artísticas e musicais atuais, para fazer vibrar o coração de nossos contemporâneos", insistiu.

Para isso, o papa fez uma chamada aos músicos, compositores, diretores dos corais de todo o mundo, para que possam contribuir com "uma renovação qualitativa" do canto litúrgico, e requisitou uma formação musical adaptada para os futuros sacerdotes, "em um diálogo com as correntes musicais de nossa época".

fcc/pt/gm/eg/bn/

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo