Topo

Maestro francês Georges Prêtre morre aos 92 anos

04/01/2017 18h58

Viena, 4 Jan 2017 (AFP) - O maestro francês Georges Prêtre, que dirigiu a Orquestra Sinfônica de Viena, faleceu aos 92 anos, nesta quarta-feira (4) - anunciou a Sociedade Filarmônica de Viena.

"A Sociedade Filarmônica de Viena está em luto pelo falecimento de seu membro honorário Georges Prêtre", publicou essa prestigiosa instituição, que inclui a Orquestra Sinfônica de Viena, em sua página on-line.

Georges Prêtre faleceu em Navès, no sudoeste da França, onde morava em sua propriedade do castelo de Vaudricourt, informou a vice-prefeita Brigitte Baux, responsável pela área de cultura e que organizava, com frequência, eventos com o grande maestro.

Nascido no norte da França em 24 de agosto de 1924, ele entrou aos 15 anos para o Conservatório de Paris. Boa parte de sua carreira foi construída no exterior, sobretudo, em Viena, onde foi o "primeiro diretor convidado", de 1986 a 1991, da Orquestra Sinfônica.

Ele conduziu duas vezes - em 2008 e em 2010 - o prestigioso concerto de Ano Novo na Filarmônica de Viena.

Também dirigiu as maiores orquestras do mundo - de Chicago à Metropolitan Opera de Nova York, passando pela Scala de Milão e pela Orquestra Filarmônica Real de Londres.

Em 2013, conduziu a Filarmônica de Viena no Teatro do Champs-Élysées em Paris, em um repertório que incluiu Ravel, Beethoven e Strauss.