Entretenimento

Fotógrafos da AFP ganham prêmio francês de jornalismo

13/12/2016 20h40

Paris, 13 dez 2016 (AFP) - Dois jornalistas da AFP foram agraciados, nesta terça-feira (13), com os Prêmios Varenne do Jornalismo, concedidos pela Fundação francesa homônima.

Karam Al-Masri, de 25 anos, nascido em Aleppo, colaborador da AFP desde 2013, recebeu o "Grand Prix" da categoria "Jornalista Repórter de Imagens" por sua reportagem "Abou Omar, colecionador de carros na Aleppo em guerra", a história de um senhor que escolheu permanecer em Aleppo para cuidar de sua coleção de carros.

Ele conheceu as prisões do governo sírio, as do grupo Estado Islâmico (EI) e viu seus pais morrerem em um ataque aéreo. Convivendo diariamente com os bombardeios sobre sua cidade natal, ele contou em um post no blog "Making-of" da AFP sua dolorosa trajetória e sua paixão por informar. Também é correspondente de texto na parte rebelde de Aleppo.

O CEO da AFP, Emmanuel Hoog, que recebeu o prêmio em nome de Karam al-Masri, homenageou "este jornalista da AFP completo, que demonstrou uma coragem extraordinária e de um profissionalismo exemplar".

Hoog lembrou que este jornalista que arrisca sua vida, privado de tudo, "tem o direito à proteção acordada aos jornalistas profissionais em tempos de guerra".

A fundação francesa também agraciou fotógrafo Noël Celis, de 33 anos, que trabalha para a AFP desde 2009. Ele recebeu o prêmio "Foto Internacional" por seu trabalho sobre a prisão superlotada de Quezon City, nas Filipinas, construída com capacidade para 800 detentos e que hoje abriga quase 4.000.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo