Topo

Garoto prodígio da Indonésia concorrerá novamente ao Grammy

06/12/2016 19h53

Nova York, 6 dez 2016 (AFP) - Joey Alexander, um garoto da Indonésia de apenas 13 anos, que já havia conquistado o público com suas habilidades no piano, foi novamente indicado ao Grammy nesta terça-feira para a categoria de Melhor Improvisação de Solo de Jazz.

O menino prodígio foi indicado por sua interpretação do clássico "Giant Steps", de John Coltrane, que aparece no segundo álbum desse músico.

Joey ganhou a atenção da mídia e do público pelo seu talento precoce em tocar piano com elegância e sentimento.

Ele também foi indicado nesse ano para dois Grammys, porém não ganhou. Os novos prêmios serão anunciados na festa de gala anual da indústria musical em Los Angeles no próximo 12 de fevereiro.

O garoto prodígio concorre este ano com alguns dos grandes nomes do Jazz, incluindo o filho de Ravi Coltrane, que foi indicado por um solo de saxofone em uma participação especial no álbum "In Movement".

Também concorrem à categoria dois expoentes pianistas de jazz, Brad Mehldau e Fred Hersch, e o guitarrista John Scofield, com uma mescla de gêneros musicais.

Mehldau, Hersch e Scofield estão indicados para o Grammy de Melhor Álbum Instrumental de Jazz, e concorrem com outro grande pianista, Kenny Barron, assim como com o baterista Peter Erskine.

Nascido em Bali, Joey começou a tocar piano desde muito novo, inspirado por uma coleção de discos de jazz dos seus pais.

O garoto teve poucas oportunidades de desenvolver seu talento na Indonésia, mas ele praticava sua habilidade com músicos adultos antes mesmo de se mudar com seus pais para Nova York.

Uma apresentação sua no popular programa de televisão "60 minutos" ajudou a colocar seu último álbum lançado na lista Billboard dos 200 mais vendidos no Estados Unidos, que pela primeira vez contou com um artista da Indonésia.