Topo

Unesco torna charreada mexicana Patrimônio Imaterial da Humanidade

01/12/2016 11h10

Paris, 1 dez 2016 (AFP) - A charreada, uma arte equestre mexicana, foi declarada nesta quinta-feira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, anunciou a organização com sede em Paris.

"O México acordará hoje com uma notícia extraordinariamente grata, positiva e alentadora", disse à AFP Francisco Javier López Morales, diretor de Patrimônio Mundial do Instituto Nacional de Antropologia e História e membro da delegação mexicana que defendeu a candidatura desta prática em Adis Abeba.

A Unesco defendeu a inscrição afirmando que a charreada é "um elemento importante da identidade e do patrimônio cultural das comunidades depositárias desta tradição e constitui para elas um meio de transmitir valores sociais importantes às novas gerações".

A charreada é considerada uma arte equestre e também um esporte no qual homens e mulheres mostram diante do público seu domínio do cavalo.

A decisão de inscrever esta prática mexicana foi tomada por um comitê intergovernamental, formado por 24 países signatários da Convenção da Unesco, reunido desde segunda-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia.