Entretenimento

Desenho original de Tintim é leiloado por R$ 5,5 milhões

Herge-Moulinsart2016/Artcurial via AP
19.nov.2016 - Prancha leiloada por preço recorde de 1,55 milhão de euros Imagem: Herge-Moulinsart2016/Artcurial via AP

De Paris

19/11/2016 13h22

Uma prancha original do álbum "On a marché sur la lune" (Explorando a Lua), da série de história em quadrinhos "As Aventuras de Tintim", criada pelo belga Hergé, foi vendida por um preço recorde de 1,55 milhão de euros, o equivalente a R$ 5,5 milhões, em um leilão organizado neste sábado (19) em Paris, anunciou a casa Artcurial.

A prancha de 50 x 35 cm, desenhada em nanquim e guache branco, representa Tintim, seu cachorro Milu e o capitão Haddock, vestindo trajes de astronauta e descobrindo a microgravidade. A peça, que resume o título do volume, superou as expectativas, já que o valor estimado previamente era de entre 700.000 e 900.000 euros.

"Esta é uma das pranchas mais importantes do pós-guerra, que faz parte, da mesma forma que "Tintim no Tibete" e "As Jóias de Castafiore", de um álbum mítico para muitos colecionadores e fãs de histórias em quadrinhos", disse antes da venda Eric Leroy, especialista do departamento de comics da Artcurial.

A casa de leilões também vendeu 20 cartões de Natal de Hergé por 1,2 milhão de euros. Esses cartões, feitos em nanquim e aquarela no início dos anos 1940, são considerados o primeiro produto derivado do universo de Tintim.

Neles se pode ver Tintim e Milu esquiando ou decorando uma árvore de Natal, e os agentes Dupond e Dupont tentando patinar no gelo.

Um dos cartões, o único colorido, que mostra Tintim, Milu, Haddock, Dupond e Dupont em um trenó vermelho, foi vendido por 146.700 euros, muito acima do preço estimado, de entre 60.000 e 120.000 euros.

Outra prancha original de "Explorando a Lua", na qual não aparece Tintim nem nenhum dos outros personagens de Hergé, mas modelos de veículos, será leiloada na tarde deste sábado pela casa Christie's de Paris.

O valor desta prancha de 37 x 51 cm, também em nanquim e guache, está estimado em entre 350.000 e 400.000 euros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo