Topo

Ramallah inaugura museu dedicado a Yasser Arafat

08/11/2016 12h50

Ramallah, Territórios palestinos, 8 Nov 2016 (AFP) - Um museu dedicado ao histórico líder palestino Yasser Arafat, que inclui a sala em que viveu seus últimos anos sitiado pelo exército israelense, será inaugurado na quarta-feira em Ramallah, Cisjordânia ocupada, após o 12º aniversário de sua morte em Paris.

"As pessoas terão a oportunidade de ver o legado de Yasser Arafat e sua história pessoal e de líder político", indicou à AFP o diretor do museu, Mohammad Halayqa.

Os visitantes "também vão poder acompanhar os principais acontecimentos que marcaram a causa palestina ao longo dos últimos 100 anos".

O museu interativo irá apresentar em dois andares uma série de objetos que pertenceram a Arafat, incluindo os óculos que ele usava quando fez seu primeiro discurso na ONU em Nova York, em 1974.

Vídeos e fotos da história da Palestina e de Yasser Arafat, grande figura da resistência palestina, também estarão exibidos.

O museu, que custou sete milhões de dólares e está localizado perto do túmulo onde descansam os restos mortais do fundador da OLP, será inaugurado pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Arafat morreu em 11 de novembro de 2004 em um hospital nos arredores de Paris, após uma deterioração repentina de sua saúde. As causas de sua morte nunca foram elucidadas e muitos palestinos acusam Israel de tê-lo envenenado, uma acusação que as autoridades israelenses rejeitam categoricamente.