Topo

Mossul, o reduto do Estado Islâmico no Iraque

01/11/2016 13h45

Bagdá, 1 Nov 2016 (AFP) - Mossul, a segunda cidade mais importante do Iraque, caiu nas mãos do grupo grupo Estado Islâmico (EI) no dia 10 de junho de 2014.

- Rica em petróleo -Cortada pelo rio Tigre e situada 350 quilômetros ao norte de Bagdá, Mossul é a maior cidade do norte do Iraque e capital da província de Nínive, rica em petróleo.

Plataforma comercial entre Turquia, Síria e o resto do Iraque, Mossul era conhecida por seus finos tecidos de algodão, as musselinas.

Foi durante muito tempo famosa por seus sítios históricos, seus monumentos do século XIII e por seus parques, antes de se converter em um campo de confrontos diários após a invasão americana, em 2003.

Último reduto do partido Baath do falecido ditador Saddam Hussein, e posteriormente bastião da rede Al-Qaeda, a cidade caiu nas mãos dos extremistas do EI em 10 de junho de 2014 sem demonstrar muita resistência.

Foi em Mossul que os extremistas proclamaram no dia 29 de junho de 2014 seu "califado", localizado entre Síria e Iraque.

Cidade majoritariamente sunita em uma região de supremacia curda, contava tradicionalmente com muitas minorias (curdos, turcomanos, xiitas, cristãos...).

Dezenas de milhares de habitantes, centenas dos quais retornaram posteriormente, fugiram dos extremistas, principalmente a maior parte dos milhares de cristãos. A eles, o EI deu um ultimato em julho de 2014: ou se convertiam ao Islã, ou pagavam um imposto, ou deixavam a cidade, sob pena de ser executados.

Calcula-se que sua população atual seja de um milhão e meio de habitantes, sobretudo árabes sunitas.

- Mesquita e santuário destruídos -Desde julho de 2014, o EI arrasou os mausoléus xiitas e os santuários, muitos dos quais eram ricamente decorados. O grupo explodiu a mesquita que abrigava o túmulo do profeta Jonas (Nabi Yunes) e o santuário de Seth (Nabi Shith), considerado o terceiro filho de Adão e Eva, segundo as tradições judaica, cristã e islâmica.

Em fevereiro de 2015, os extremistas se filmaram enquanto vandalizavam os tesouros do museu de Mossul, grande parte dos quais datavam dos períodos assírio e helenístico.

Durante o verão de 2016, a coalizão internacional lançou muitos ataques ao redor da cidade, que já havia ficado muito danificada durante a guerra entre Irã e Iraque (1980-1988), e pelos bombardeios da força aérea americana, antes de ser conquistada pelas forças curdo-americanas em abril de 2003.

- História conflituosa -Situada diante das ruínas da antiga Nínive, na Alta Mesopotâmia, Mossul foi conquistada pelos árabes em 641.

Capital de um Estado Seljuk no fim do século XI, alcançou seu apogeu no século XII. Foi conquistada e saqueada pelos mongóis (1262) e caiu nas mãos dos persas e, depois, dos otomanos.

Em 1918, a Grã-Bretanha anexou esta região petrolífera ao Iraque (sob mandato britânico), enquanto a França havia planejado anexá-la à Síria francesa. A Turquia protestou, mas a Sociedade de Nações (SDN) confirmou a anexação em 1925.