Topo

Mais esta: Academia do Nobel agora quer que Bob Dylan cante em cerimônia

Da AFP, em Estocolmo

29/10/2016 08h06

Bob Dylan, em silêncio desde o anúncio de seu Prêmio Nobel de Literatura, sinalizou, finalmente, que pode ir buscar seu prêmio em Estocolmo. Encantada, a Academia sueca disse que o artista poderia agradecer cantando em 10 de dezembro.

O cantor de 75 anos quebrou na sexta-feira o silêncio de mais de dez dias sobre o grande prêmio da literatura. "É difícil de acreditar", disse Dylan ao jornal britânico "Daily Telegraph". "Quem poderia sonhar com algo assim?".

Questionado sobre se compareceria ao banquete que é oferecido aos laureados com o Nobel em Estocolmo no próximo 10 de dezembro, presidido pelo rei da Suécia, Carlos 16º Gustavo, Dylan respondeu: "Com certeza... se for possível".

Com a hipótese, a secretária da Academia, Sara Danius, disse que "tudo seria feito" para tornar a estadia agradável, se não for tolerável, ao poeta-músico que não é adepto às luzes da fama.

Só há uma única obrigação, de acordo com o estatuto da Fundação Nobel: "Deve se dirigir, de uma forma ou de outra, ao Nobel, pode ser por meio de um breve discurso, uma performance, um vídeo ou uma canção", lembrou Sara Danius, citada pela rádio pública SR. "Espero que ele faça o que tiver vontade", acrescentou.

Oito dias após o anúncio do prêmio, um integrante da Academia sueca havia criticado o comportamento de Bob Dylan. "É rude e arrogante. É o que é", acusou Per Wastberg. Sara Danius explicou que, desde então, conversou com Bob Dylan. Ele foi "humilde, simpático e engraçado".