Topo

EUA: 18 meses de prisão por hackear fotos íntimas de celebridades

28/10/2016 20h14

Los Angeles, 28 Out 2016 (AFP) - Um americano foi preso e condenado a 18 meses de reclusão por hackear contas de e-mail de celebridades de Hollywood, um caso que ocorreu em 2014 com a publicação na internet de fotos íntimas de Jennifer Lawrence, entre outras famosas.

Ryan Collins, de 36 anos, foi julgado na quarta-feira por um tribunal da Pensilvânia, após ter se declarado culpado em maio, afirmou o gabinete do secretário de Justiça da Califórnia em um comunicado divulgado no dia da sentença.

"A pena de prisão a que foi condenado o Sr. Collins é a prova de que hackear contas de outros e roubar informação ou imagens privadas é um delito com sérias consequências", disse Deirdre Fike, agente do FBI encarregada da investigação, citada no comunicado.

O acusado invadiu mais de uma centena de contas de e-mail da Apple e do Google, entre elas as de muitas celebridades, e roubou fotos e vídeos de nus de cerca de 600 pessoas entre novembro de 2012 e setembro de 2014, segundo o comunicado, que não informa o nome de nenhuma vítima.

Os investigadores conseguiram provar que Ryan Collins hackeou essas contas, mas não conseguiram incriminá-lo pela publicação na internet de fotos íntimas de famosas como as atrizes Jennifer Lawrence e Kirsten Dunst e a modelo Kate Upton, um caso que ficou conhecido como "celebgate".