Topo

Já ouviu falar do "Napflix"? Serviço de vídeos quer ajudar você a dormir

Napflix: Prefere um jogo de bocha ou um vídeo sobre pandas? - Reprodução
Napflix: Prefere um jogo de bocha ou um vídeo sobre pandas? Imagem: Reprodução

21/10/2016 14h13

Dificuldade para dormir? Dois publicitários de Barcelona inventaram o "Napflix", uma versão à moda espanhola do serviço americano de vídeos online Netflix.Ao invés daquela série imperdível, o serviço oferece conteúdos para induzir o sono.

Desde sua disponibilização online, na segunda-feira (17), a plataforma oferece 60 vídeos retirados do YouTube como um jogo de bocha, uma representação do Lago dos Cisnes ou um curso de física quântica. Rapidamente, a plataforma viralizou.

A notícia "saltou de Barcelona para (toda a) Espanha, dali ao Uruguai, México, Argentina, e depois também chegou à Rússia e Holanda", disse um de seus fundadores, Víctor Gutiérres de Tena.

Um vídeo de gotas de chuva atingindo janelas de vidro, um documentário sobre pandas ou a celebração do casamento da irmã mais velha do rei Filipe VI: não faltam pretextos para cair no sono.

O publicitário de 31 anos idealizou este site gratuito durante um fim de semana com seu colega Francesc Bonet, de 41 anos. "Buscamos a monotonia e que não seja repetitivo", explicou.

"Precisa ser o tipo de coisa que lembra nossa infância, como aulas depois do almoço e séries de televisão que assistíamos depois de comer e que são sempre do mesmo jeito. Você dorme, acorda e consegue continuar acompanhando a história."

A brincadeira que gera milhares de visualizações todos os dias também é um experimento publicitário, afirma, embora esclareça que o "Napflix" não é uma campanha e que seus criadores não gastaram ou receberam dinheiro pelo serviço.

No entanto, afirma, poderia ser a campanha publicitária de um fabricante de colchões.

Defendendo a sesta, a marca de colchões criaria uma comunidade de fãs captados nas redes sociais. Com ou sem "Napflix", a tradição da sesta se perdeu em grande parte da Espanha, apesar do estereótipo. Apenas 16% dos espanhóis a fazem todos os dias, segundo uma pesquisa de fabricantes de camas de 2009.