Topo

Botticelli retoma seu lugar na Galleria degli Uffizi em Florença

17/10/2016 17h03

Florença, Itália, 17 Out 2016 (AFP) - Duas das obras mais famosas de Sandro Botticelli, "A Primavera" e "O nascimento de Vênus", voltaram a ser expostas em seus lugares originais na Galleria degli Uffizi de Florença, que reabriu as duas salas mais visitadas do museu.

Iniciados em julho de 2015, os trabalhos se inscrevem no marco de um projeto de ampliação e adaptação às normas do local, afirmou o museu nesta segunda-feira em comunicado.

Próximo a essas duas obras-primas de Boticelli estarão expostos quadros de Pollaiolo, Hugo van der Goes, Domenico Ghirlandaio, assim como uma série de trabalhos do primeiro.

Durante a duração da restauração, "A Primavera" e "O Nascimento da Vênus", pinturas emblemáticas do mestre florentino (1445-1510), foram expostas em outra sala.

Para o diretor da Galleria degli Uffizi, Eike Schmidt, essa disposição das obras em "novas salas consagradas a Botticelli foi preparada segundo o fluxo de visitantes.

"Não é só a qualidade da visita a que melhora, mas a leitura crítica das obras, ao ser apresentada cada uma delas segundo uma lógica de estilo, de cronologia ou segundo o tema que as relaciona com as outras (obras) vizinhas", explicou.

Idealizada por Cosme I de Médici em 1500, a Galleria degli Uffizi está aberta ao público desde 1765 e recebe anualmente quase dois milhões de visitas.

Expõe obras criadas dos séculos XII ao XVIII, com uma das mais prestigiadas coleções do mundo de obras da Renascença pintadas por artistas que vão de Cimabue a Caravaggio.

pho-fio/fcc/pg/eg/age/cc/mvv