Topo

Entretenimento

Inaugurado na Rússia monumento dedicado a 'Ivan, o Terrível'

14/10/2016 17h23

Moscou, 14 Out 2016 (AFP) - Uma cidade russa inaugurou nesta sexta-feira um controverso monumento para "Ivan, o Terrível", o primeiro czar da Rússia, de reputação cruel, cuja recuperação é promovida por várias autoridades políticas.

O governador da região da cidade de Orel, localizada 350 km ao sul de Moscou, revelou o monumento como uma homenagem a "um defensor de nosso país, um czar que aumentou nossas fronteiras".

Diante de uma multidão que agitava a antiga bandeira imperial russa - em preto e amarelo -, o governador, Vadim Potomski, assegurou que Ivan, o Terrível soube proteger a Rússia e a Igreja ortodoxa de seus inimigos.

Ivan IV reinou de 1547 a 1584 e foi o primeiro soberano russo a ostentar o título de "czar de todas as Rússias". Seu apelido, "Terrível", deveu-se a seus métodos brutais e sua paranoia, que o levou a executar milhares de pessoas durante seu reinado.

A lenda em Orel é que a cidade foi fundada por Ivan, o Terrível.

A inauguração foi apoiada pelo ministro da Cultura, Vladimir Medinski, para quem a reputação sanguinária do czar é um mito criado pelos viajantes ocidentais da época para manchar sua imagem.

Mas para o historiador russo Vladislav Nazarov, a "Rússia foi enfraquecida ao longo de suas fronteiras" durante o reinado de Ivan IV, antecedendo a crise que, duas décadas mais tarde, originaria a primeira guerra civil russa.

Uma petição assinada por 500 habitantes de Orel conseguiu que a estátua fosse inaugurada longe do centro.

O governado","image":"","date":"14/10/2016 17h32","kicker":"AFP"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="entretenimento/entretenimento">

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento