Entretenimento

Grupo Alibaba compra participação em empresa de Spielberg

10/10/2016 06h03

Pequim, 10 Out 2016 (AFP) - O magnata Jack Ma se associará ao cineasta americano Steven Spielberg para produzir e distribuir filmes, o que representa um novo investimento chinês em Hollywood.

A Alibaba Pictures, a filial cinematográfica da gigante Alibaba, presidida por Ma, comprará uma participação minoritária da Amblin Partners, criada por Spielberg e que inclui os estúdios DreamWorks, informa um comunicado conjunto.

Os sócios constituirão uma "aliança estratégica" para coproduzir e financiar filmes destinados ao "público chinês e internacional". A Alibaba Pictures terá uma cadeira no conselho de administração da Amblin.

Jack Ma, o homem mais rico da China, se encontrou com Spielberg em Pequim no domingo para apresentar a operação, que não teve os valores revelados.

"A nível humano, compartilhamos os mesmos valores no Oriente e Ocidente (...) Levaremos mais da China aos Estados Unidos e mais dos Estados Unidos a China", disse Spielberg, citado no comunicado.

Ma declarou que o mercado chinês precisa de uma oferta diversificada de longas-metragens e destacou que a "colaboração com a Amblin poderá servir de ponte cultural".

O mercado chinês é crucial para os estúdios norte-americanos. Apesar de uma queda de 16% nas vendas de ingressos no terceiro trimestre na China, em 2015 as vendas aumentaram quase 50%.

Alguns analistas projetam que o gigante asiático deve superar os Estados Unidos em 2018 como o principal mercado mundial, graças aos crescentes investimentos chineses em Hollywood.

As coproduções entre estúdios americanos e grupos chineses se intensificaram recentemente e permitem evitar as drásticas restrições impostas por Pequim ao número de filmes estrangeiros que podem ser exibidos a cada ano nas salas de cinema.

O conglomerado chinês Wanda comprou no início do ano o estúdio de Hollywood Legendary Entertainment (Jurassic World, Godzilla) por 3,5 bilhões de dólares. No mês passado anunciou uma associação com a Sony Pictures para produzir filmes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo