Topo

Festival no deserto da Califórnia reúne ex-Beatle e Stones

07/10/2016 20h17

Nova York, 7 Out 2016 (AFP) - Rolling Stones, Paul McCartney, Roger Waters, The Who, Bob Dylan e Neil Young, entre outros: uma miríade de lendas do rock vão se apresentar no fim de semana no deserto de Califórnia durante o festival Desert Trip.

O evento, cujo nome é um jogo de duplo sentido com a palavra inglesa para "viagem", que também significa o efeito das drogas - começa na sexta-feira e terá três dias de duração, recomeçando no próximo fim de semana com o mesmo programa.

A promessa implícita para os muitos fãs presentes é que talvez esta seja a última oportunidade de ver estas lendas vivas no palco.

Apesar de estes astros do rock serem muito ativos e gozarem de boa saúde, todos têm mais de 70 anos, com exceção do guitarrista dos Stones, Ronnie Wood, com 69.

The Who, que em 1965 se dirigia aos "baby boomers" com o hino "My Generation", pode ser o primeiro a se despedir: o grupo disse que a atual turnê será a última.

O Desert Trip, no sul da Califórnia, terá como um de seus pontos altos reunir os Rolling Stones e o ex-Beatle Paul McCartney: as duas bandas inglesas definiram o rock dos anos 1960, mas com estilos opostos.

Também será a primeira vez que McCartney e Dylan dividirão o palco após uma série de encontros fora dele. O mais lembrado ocorreu em 1964 em um hotel nova-iorquino, onde o ícone do folk teria apresentado aos quatro jovens a maconha, cujos efeitos seriam sentidos no álbum seguinte do grupo de Liverpool.

O Desert Trip, onde são esperados 150.000 fãs em dois fins de semana, foi concebido pelos promotores da Coachella, o lucrativo festival de música celebrado anualmente em abril em Indio, a duas horas de carro de Los Angeles.

Enquanto Coachella atrai o público jovem, o Desert Trip se dirige a uma plateia mais madura, o que lhe rendeu o apelido de "Oldchella" - o "Coachella dos velhos".

Já foram vendidos ingressos de até 1.599 dólares para os três dias. O ingresso mais barato para um lugar em pé custava no site oficial do evento US$ 399. O festival também oferece combos com ingressos e alimentação nos melhores bares e restaurantes californianos.

Os seis nomes de maior destaque do programa do Desert Trip estão entre os mais influentes da história do rock e juntos venderam em ingressos mais de 3,1 bilhões de dólares desde o ano 2000, segundo a publicação da indústria do entretenimento Pollstar.

Ficarão faltando, no entanto, os pioneiros do hard rock, Led Zeppelin. Seus líderes, Robert Plant e Jimmy Page, não tocam juntos há cerca de dez anos.