Topo

Japão de 1.000 anos atrás era mais cosmopolita do que se pensava

05/10/2016 12h14

Tóquio, 5 Out 2016 (AFP) - O Japão de mil anos atrás pode ter sido muito mais cosmopolita do que se pensava, revelaram arqueólogos nesta quarta-feira, baseando-se em evidências da presença de um funcionário persa que trabalhou à serviço do governo nipônico na antiga capital Nara.

Já se sabia que o Irã e o Japão mantinham relações comerciais diretas pelo menos desde o século VII, mas novos testes em um pedaço de madeira - descoberto na década de 1960 - sugerem laços mais amplos, disseram os pesquisadores.

Imagens infravermelhas revelaram caracteres, até então ilegíveis na madeira (suporte muito usado no Japão para a escrita antes do papel), nomeando um funcionário público persa que morava no país.

Este homem trabalhava em uma escola de treinamento para funcionários do governo, disse Akihiro Watanabe, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa de Nara sobre Propriedades Culturais.

É possível que o funcionário persa ensinasse matemática, acrescentou Watanabe, ressaltando a excelência do Irã antigo nessa matéria.

"Embora estudos anteriores tenham sugerido que havia intercâmbios com a Pérsia que remontam ao século VII, esta é a primeira vez que constatamos que um habitante de uma região tão distante como essa trabalhou no Japão" naquela época, disse.

"E isso sugere que Nara era uma cidade cosmopolita onde os estrangeiros eram tratados com igualdade", acrescentou.

A capital do Japão foi Nara entre os anos 710 e 784, antes de ser trasladada para Kyoto e, mais tarde, para Tóquio.

kh-uh/anb/rap/me/age/db