Topo

Jornal revela suposta identidade de misteriosa autora best-seller italiana

A tradutora italiana Anita Raja é apontada como a verdadeira identidade da escritora Elena Ferrante - Reprodução/Il Sole 24 Ore
A tradutora italiana Anita Raja é apontada como a verdadeira identidade da escritora Elena Ferrante Imagem: Reprodução/Il Sole 24 Ore

Em Roma (Itália)

03/10/2016 11h28

A investigação de um jornalista sobre a suposta identidade da misteriosa escritora italiana Elena Ferrante, que nunca revelou seu nome verdadeiro ou teve uma foto divulgada, provocou polêmica e críticas sobre a invasão de privacidade por conta do método utilizado pela reportagem.

De acordo com a investigação do repórter Claudio Gatti para o jornal italiano "Il Sole 24 Ore", a tradutora Anita Raja seria a escritora Elena Ferrante.

A reportagem, baseada em seus pagamentos, termina por revelar a identidade de um dos grandes fenômenos literários dos últimos anos.

O nome verdadeiro da autora da "tetralogia napolitana", iniciada com o livro "A Amiga Genial", que escreve desde os anos 1990 sob pseudônimo, era um mistério, apesar das várias tentativas da imprensa de descobrir sua real identidade.

Raja, 63, judia de origem polonesa, que trabalha atualmente como "freelancer" para a Edizione e/o, editora que comandou no passado e que publica a obra de Ferrante, é conhecida por ser uma especialista em autores alemães e por ter traduzido, entre outros, livros de Franz Kafka.

A investigação de Claudio Gatti para a prestigiosa página cultural dominical do jornal econômico "Il Sole 24 Ore" é baseada nos pagamentos feitos à autora e nos imóveis que Anita Raja e seu marido, o escritor Domenico Starnone, registraram nos últimos anos.

A pequena editora romana que publica a obra de Ferrante, da qual Raja atualmente aparece como colaboradora, registrou um aumento de arrecadação de 65% em 2014, quando os livros de Elena Ferrante se tornaram 'bestsellers'. O volume aumentou 150% no ano passado, com o sucesso internacional da série, que tem como pano de fundo a cidade de Nápoles em meados do século 20 e tem como protagonistas as amigas Lila e Lenú.

Os pagamentos a Anita Raja evoluíram de modo similar, de acordo com a reportagem. "Nenhum colaborador, funcionário ou tradutor receberam pagamentos tão elevados. Além disso, um tradutor independente em geral não recebe muito. Os pagamentos de 2014 e 2015 de Raja são compatíveis com os valores gerados pelos direitos autorais", escreveu Gatti.

Capa da edição brasileira de "A Amiga Genial", de Elena Ferrante - Reprodução - Reprodução
Capa da edição brasileira de "A Amiga Genial", de Elena Ferrante
Imagem: Reprodução

Violação da privacidade

Procurada pela AFP, a editora se recusou a fazer comentários. "Estamos muito irritados com a violação da privacidade, tanto da editora como de Ferrante. Não faremos nenhuma declaração", afirmou a empresa ao jornal econômico.

Além dos pagamentos a Anita Raja, o jornalista investigou o patrimônio imobiliário do casal. De acordo com Gatti, Raja e o marido compraram nos últimos anos dois grandes apartamentos em Roma e uma propriedade na Toscana, todas em áreas valorizadas, com um custo conjunto de milhões de euros.

"Estamos diante de uma página negra do jornalismo italiano", afirmou a escritora Loredana Lipperini.

A revelação provocou indignação em alguns setores na Itália, em particular entre os escritores, que exigem do jornal a mesma dedicação às pessoas que fraudam impostos.

Gatti também examinou os dados familiares da escritora. Raja, nascida em Nápoles, mas criada desde pequena em Roma, é filha de um magistrado napolitano, Renato, casado com Golda Frieda Petzenbaum, professora de alemão, judia alemã de origem polonesa, que sobreviveu ao holocausto nazista.

Apesar da investigação, tanto a autora como a editora se recusaram a romper o silêncio.

Os livros de Elena Ferrante provocaram verdadeira comoção nos últimos anos, ao capturar o leitor com sua linguagem particular e porque percorrem 60 anos da história recente da Itália, com um olhar feminino e feminista a partir de um bairro pobre de Nápoles.

A saga já foi publicada em mais de 30 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos e várias nações da Europa, onde também aparece na lista dos mais vendidos.

Esta não foi a primeira vez que o nome e sobrenome da enigmática escritora foi revelado. Há dois anos as principais suspeitas já apontavam para Raja.