Topo

Prêmio Nobel de Literatura será anunciado no dia 13 de outubro

O escritor Haruki Murakami é o favorito para receber o Nobel de Literatura - JOHN MACDOUGALL/AFP
O escritor Haruki Murakami é o favorito para receber o Nobel de Literatura Imagem: JOHN MACDOUGALL/AFP

Estocolmo (Suécia)

30/09/2016 10h32

A Academia Sueca informou nesta sexta-feira que o anúncio do próximo vencedor do Nobel de Literatura acontecerá em 13 de outubro, uma semana depois do calendário habitual.

Em geral, o prêmio é anunciado na primeira quinta-feira de outubro, na mesma semana que as outras categorias da premiação criada pelo filantropo sueco Alfred Nobel.

Mas por razões de calendário, em 2016 o prêmio de Literatura será o último a ser concedido. A lista começa com Medicina na segunda-feira 3 de outubro, seguido por Química (4), Física (5), o Nobel da Paz (7) e Economia (10).

"Não há sinal de divergência entre os acadêmicos. A razão é simples: nossos estatutos preveem quatro reuniões em quintas-feiras consecutivas a partir da penúltima quinta-feira de setembro antes de anunciar o premiado", disse à AFP o acadêmico Par Wastberg.

"É aritmético", completou, antes de concordar que isto "dá mais tempo para especular" sobre o vencedor.

A votação final para escolher entre os cinco últimos autores da lista de possíveis premiados acontece apenas na última reunião, poucas horas antes do anúncio oficial.

Este ano, mais uma vez, qualquer prognóstico é arriscado.

O japonês Haruki Murakami é o favorito dos leitores, mas outros nomes muito citados são os do poeta sírio Adonis e do romancista queniano Ngugi wa Thiong'o, assim como os americanos Don DeLillo, Philip Roth e Joyce Carol Oates.

Outros nomes recordados incluem o britânico Salman Rushdie, o albanês Ismail Kadaré e o israelense David Grossman, assim como o tcheco naturalizado francês Milan Kundera e o dramaturgo norueguês Jon Fosse.

Em 2015 a bielorrussa Svetlana Alexievitch foi a premiada. No ano anterior o vencedor foi o francês Patrick Modiano.