Topo

Entretenimento

Moda em Paris: jovem criador brasileiro e estreia de Vaccarello na Saint Laurent

27/09/2016 16h24

Paris, 27 Set 2016 (AFP) - A requintada estética japonesa inspirou jovens criadores do Brasil, Ucrânia e Holanda na abertura nessa terça-feira da Semana de Moda de Paris, cujo ponto alto será a estreia do estilista belga Anthony Vaccarello à frente da Saint Laurent.

Durante 9 dias, 91 marcas desfilam no programa oficial e muitas outras nas passarelas "off" ou em apresentações privadas do prêt-à-porter primavera-verão 2107.

Fim do século "bitchy" de Neith Nyer Inspirado pelo filme cult "Clube da Luta" (1999), de David Fincher, o desfile da marca Neith Nyer do brasileiro Francisco Terra recorreu a modelos femininos, masculinos e quatro transgênero.

"Minhas coleções se constroem a partir de minhas vivências. Nesse caso, a inspiração veio da cena de sexo entre Helena Bonham Carter e Brad Pitt", disse o estilista em entrevista à AFP após o desfile apresentado em um ginásio do século XIX no centro de Paris.

Silhuetas que lembram o personagem Tyler Durden com sua jaqueta de couro vermelha, ou a provocativa Marla e sua jaqueta de motoqueiro preta com ombros caídos, fazem referência a uma estética muito "fim do século XX", inspirada também pelo filme "O Bug do Milênio".

"Está tudo o que as pessoas dessa geração contribuíram para a sociedade, seu lado 'bitchy' (provocador) com materiais brilhantes, ombros nus e camisetas muito justas, disse o estilista.

A marca desfila pela segunda vez em Paris e nessa edição integra as lista de 15 marcas selecionadas fora do programa oficial no "Designers Apartment", um showroom que promove jovens talentos.

A coleção do brasileiro também tem inspiração em uma viagem ao Japão, em particular nas estampas bordadas e inscrições em japonês.

O Japão é a tendência A cultura japonesa inspirou várias outras coleções. A ítalo-americana Alithia Spuri-Zampetti voltou às passarelas com ideias de uma viagem para o país, criando quimonos com franjas para a coleção de Paula Ka.

Vestidos e ternos sérios, monocromáticos ou listrados, coexistem com outros mais fluidos e floridos.

"Optei por jogar com o contraste entre o lado rígido e escultural, apurado, e o lado harmonioso e poético do Japão", disse.

A holandesa Liselore Frowijn também usou referências do país do sol nascente, especialmente nas estampas e nas sedas pintadas da ilha de Kyusho.

O Japão é claramente a tendência desse ano: o grande armazém nipônico Isetán Mitsukoshi inaugura na sexta-feira uma "concept store" em Paris com o selo de qualidade Densan, garantia de excelência em objetos artesanais do país. Vai apresentar seus produtos em uma loja próxima da Ópera Garnier.

Já a ucraniana Julie Paskal, de 27 anos, se inspirou na paleta de cores do pintor alemão Sigmar Polke para sua coleção, enquanto a marca finlandesa Aalto também se inspirou no que Neith Nyer fazia nos anos 1990.

Estreia de Vaccarello na Saint LaurentO mundo da moda está ansioso para saber como será o desempenho de Anthony Vaccarello na hora de substituir Hedi Slimane no estilo da Saint Laurent.

O primeiro desfile do criador belga de origem italiana para a famosa maison, que o nomeou diretor artístico em abril desse ano, está previsto para essa terça-feira à noite.

Vaccarello ficou conhecido pelo estilo sexy, com vestidos assimétricos e sua paixão pela cor preta, características que desenvolveu em sua marca própria -por hora deixada de lado pelo estilista- ou nas coleções que desenhou para a Versus Versace.

ltl-alm-fg-may/jz/cr/cc

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento