Topo

Morre escritor Edward Albee, autor de 'Quem tem medo de Virginia Woolf?'

16/09/2016 23h11

Washington, 17 Set 2016 (AFP) - O dramaturgo americano Edward Albee, ganhador de um Prêmio Pulitzer e autor de obras-primas como "Quem tem medo de Virginia Woolf?", faleceu aos 88 anos - informou o jornal The New York Times nesta sexta-feira (16).

Albee faleceu em sua residência em Montauk, Nova York, depois de uma breve doença, declarou seu assistente pessoal, Jakob Holder, ao NYT.

Considerado um dos dramaturgos americanos mais importantes de sua época, Albee começou no mundo do teatro com "The Zoo Story" (1958), quando tinha 30 anos.

O drama, de dois personagens e que retrata a luta de classes, fez sua estreia em Berlim no ano seguinte, antes de seguir para Nova York.

"Quem tem medo de Virginia Woolf?" estreou dois anos depois na Broadway. O enigmático título esconde cenas sobre a vida tortuosa de um casal de acadêmicos, George e Martha, e foi um sucesso.

A peça foi apresentada durante 15 meses seguidos na Broadway, antes de ser adaptada para o cinema, em 1966, com Elizabeth Taylor e Richard Burton.

O primeiro prêmio Pulitzer para Albee veio em 1967 com "Equilibrio Delicado", levado às telas dos cinemas em 1973 com Katharine Hepburn e Paul Scofield.

Os seguintes foram conquistados com "Seascape", em 1975, e "Three Tall Women", em 1994.