National Gallery de Londres é acusada de posse irregular de obra de Matisse
A National Gallery de Londres se negou nesta sexta-feira a restituir um quadro de Matisse aos descendentes de uma modelo do pintor francês, que apresentaram uma ação judicial contra o museu questionando a validez do título de propriedade da obra.
Pintado em 1908, o "Retrato de Greta Moll" é reivindicado por três descendentes de Margaret Moll, aluna do artista francês que, segundo a National Gallery, posou durante cerca de trinta horas para a realização da obra.
Os três descendentes apresentaram na quarta-feira uma ação judicial em um tribunal de Nova York para obter a restituição da obra. Caso não seja devolvida, eles pedirão no mínimo 30 milhões de dólares de indenização, informou à agência France Press o seu escritório de advocacia, Rowland & Petroff.
O quadro faz parte da herança familiar e foi "perdido" por Greta Moll após a Segunda Guerra Mundial, indicaram os demandantes em um comunicado transmitido pelos seus representantes legais.
Margaret Moll "nunca vendeu nem transferiu o título de propriedade a ninguém, de modo que (a obra) pertence aos seus descendentes", acrescentaram.
A National Gallery, um estabelecimento público autônomo, afirmou que comprou a obra em 1979 de uma galeria londrina, e que dispõe devidamente do título de propriedade, segundo um comunicado enviado na sexta-feira à AFP.
O museu disse também que realizou, no momento da aquisição, as investigações necessárias para verificar a origem da obra.
Evocando o argumento dos herdeiros de que a tela foi roubada de Greta Moll em 1947, tornando qualquer aquisição posterior fraudulenta, a National Gallery considerou que esses fatos "não foram provados" - e que, mesmo que fossem, o museu "não seria obrigado a restituir a pintura".
Aberta 361 dias ao ano na Trafalgar Square, no coração da capital britânica, a National Gallery expõe uma ampla coleção de pinturas, principalmente de entre os séculos XIII e XIX, e recebe mais de seis milhões de visitantes anualmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.