Topo

France-Presse inaugura escritório na Coreia do Norte

07/09/2016 01h05

Pyongyang, 7 Set 2016 (AFP) - A Agência France-Presse (AFP) inaugurou um escritório permanente na Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo e onde é rara a presença de meios de informação estrangeiros.

"Esta abertura vem para preencher um vazio na rede da AFP, que conta com 200 escritórios em 150 países", disse na noite desta terça-feira, em Pyongyang, o presidente-diretor-geral da AFP, Emmanuel Hoog, durante a inauguração do escritório.

"A AFP está ligada à liberdade de informação e de expressão, que são parte de seus valores fundacionais", declarou Hoog em um encontro com o presidente da agência de imprensa norte-coreana KCNA (Korean Central News Agency), Kim Chang-Gwang.

Pelo acordo firmado entre AFP e KCNA, um fotógrafo e um câmera norte-coreanos, formados pela France-Presse, produzem reportagens visuais, sob a supervisão e edição da direção regional asiática da AFP.

A AFP terá ainda a possibilidade de enviar regularmente à Coreia do Norte equipes de jornalistas de texto, foto e vídeo.

phm-ml/lr