Topo

Fotógrafo da AFP Aris Messinis ganha Prêmio Visa d'or 'News'

03/09/2016 21h48

Perpignan, França, 4 Set 2016 (AFP) - O fotógrafo da AFP Aris Messinis, de nacionalidade grega, conquistou neste sábado (3) o Prêmio Visa d'or "News", do Festival Internacional de Fotojornalismo "Visa pour l'Image" de Perpignan (sul da França, por seu trabalho sobre a chegada de imigrantes à ilha de Lesbos em 2015.

"O que fiz foi documentar sua luta por uma vida melhor", declarou Aris Messinis, ao receber o prêmio.

Pelo segundo ano consecutivo, a Agence France-Presse (AFP) é agraciada com a mais prestigiosa condecoração desse festival, um importante encontro do Fotojornalismo.

O prêmio foi anunciado na cerimônia de encerramento da semana profissional do evento.

No ano passado, Bulent Kiliç, de nacionalidade turca, responsável pela cobertura fotográfica do escritório da AFP na Turquia, obteve o mesmo reconhecimento por suas imagens sobre a passagem de refugiados na fronteira turco-síria em junho de 2014.

"Nosso fotógrafo Aris Messinis realizou um notável trabalho sobre os imigrantes com essa série forte, emotiva e perturbadora", comemorou o diretor-geral da AFP, Emmanuel Hoog, em um comunicado.

"Esse Visa d'Or também recompensa o conjunto das equipes da AFP que cobrem por toda parte, na Europa e no Oriente Médio, a crise dos imigrantes", acrescentou.

Impactantes e tiradas de muito perto no terreno, suas fotografias mostram desde destroços de barcos ao pé de falésias até homens gritando de alegria por serem resgatados.

Essas imagens deram a volta ao mundo.

Editor de Fotografia no escritório da AFP em Atenas, Aris Messinis, de 39, filho de um fotojornalista, trabalha na Agência desde 2003.

cpy/alv/jvb/tt

VISA