Topo

Obras de arte são retiradas de escombros após terremoto na Itália

Bombeiros - AFP/Vigili del Fuoco - AFP/Vigili del Fuoco
02.set.2016 - Bombeiros da equipe Vigili del Fuoco retiram obras de igreja em Amatrice, na Itália
Imagem: AFP/Vigili del Fuoco

Da AFP, em Roma

02/09/2016 18h13

Diversas obras de arte de grande valor, em sua maioria dos séculos 15 e 16, foram retiradas dos escombros do Museu Cívico de Amatrice, a cidade do centro da Itália mais afetada pelo terremoto de dez dias atrás.

"As operações de recuperação e de colocar em segurança as obras do museu cívico de Amatrice, entre elas, o importante quadro "Madonna con bambino e san Giovannino", de Cola dell'Amatrice, artista, escultor e arquiteto do Renascimento da primeira metade do século 16, foram concluídas com sucesso", indicou em um comunicado o Ministério da Cultura.

Três "obras primas" da ourivesaria do século 15, assim como outras obras, foram recuperadas no museu, mas também uma réplica do Santo Sudário que se encontrava na igreja San Francesco di Borgo, em Arquata del Tronto, outra localidade fortemente golpeada pelo terremoto, que deixou 293 mortos.

"As duas operações foram efetuadas em plena 'zona vermelha', onde os socorristas desentulham e que está fechada para o público", afirmou o comunicado.

"As valiosas obras do museu de Amatrice e o Santo Sudário de Arquata já estão seguras", disse o ministro da Cultura, Dario Franceschini, citado no comunicado.