Entretenimento

Adolescente indiana sobrevivente de ataque com ácido desfilará em Nova York

24/08/2016 17h38

Nova York, 24 Ago 2016 (AFP) - Uma indiana de 19 anos, que ficou com o rosto completamente desfigurado após um ataque com ácido, irá desfilar em Nova York no mês que vem, em sua primeira viagem ao exterior.

Reshma Qureshi, que vive em Mumbai, foi atacada por seu cunhado e derrubada pelos amigos dele que encharcaram seu rosto com um ácido em 2014.

Suas feições foram horrivelmente danificadas e ela perdeu a visão em um olho. Porém, Qureshi estava determinada a reconstruir sua vida.

Ela é o rosto da campanha para terminar com a venda liberada de ácido na Índia e aparece em vídeos no YouTube dando dicas de beleza e de maquiagem.

A FTL Moda, empresa produtora de moda, convidou a menina para desfilar na Semana de Moda de Nova York, evento que acontece duas vezes por ano e que junta modelos, editores de moda, compradores e estilistas de todo o mundo.

Ela está escalada para desfilar no dia 8 de setembro em dois eventos da semana de moda, disse a FTL Moda à AFP.

Filha de um motorista de táxi, ela foi filmada enxugando as lágrimas e sorrindo quando soube pela instituição de caridade Make Love Not Scars (Faça Amor, Não Cicatrizes) que voaria para Nova York.

A instituição Acid Survivors Trust International, localizada em Londres, estima que ocorram de 500 a 1.000 ataques com ácido na Índia a cada ano.

Ataques com ácido raramente matam, mas deixam severas cicatrizes físicas, psicológicas e sociais. Isso é um problema em particular no sudeste da Ásia, na África Subsaariana e no oeste e meio-oeste da Índia.

O número esmagador de vítimas é de mulheres e crianças.

A FTL Moda tem o compromisso de desafiar as normas de beleza no mundo da moda e no ano passado convidou Madeline Stuart, uma adolescente australiana com síndrome de down, para desfilar, causando delírio na plateia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo