Topo

Museu alemão recupera obra de Dürer encontrada em feira na França

05/08/2016 19h09

Berlim, 5 Ago 2016 (AFP) - A galeria de arte Staatsgalerie de Stuttgart (sul da Alemanha) recuperou uma gravura em bronze do artista alemão Albrecht Dürer do século XVI descoberta em uma feira de rua de Sarrebourg, no leste da França, "em muito bom estado", informou à AFP o museu alemão nesta sexta-feira.

A obra, de 1520 e intitulada "Maria von einem Engel gekrönt" (Maria coroada por um anjo) foi restituída por um arqueólogo francês aposentado que "deseja manter seu anonimato", explicou Anette Frankenberger, porta-voz da Staatsgalerie.

O arqueólogo descobriu por acaso a gravura na barraca de um vendedor que tinha esvaziado uma casa da cidade e a comprou por poucos euros. Doutor em arte, detectou a valiosa obra e encontrou na sua parte posterior o carimbo da Staatsgalerie de Stuttgart.

Após realizar uma busca no banco de dados de obras desaparecidas, foi "pessoalmente com sua mulher" ao museu para devolver a gravura, que tinha desaparecido no final da Segunda Guerra Mundial.

A obra de Dürer (1471-1528) se encontra "em muito bom estado", acrescentou a porta-voz, que disse que esta talvez "tenha sido conservada embrulhada em papel".

Antes de ser posta à venda na feira, a gravura "pertencia a um antigo vice-prefeito de Sarrebourg", afirmou Frankenberger.

A porta-voz disse que ainda não se sabe quando a gravura voltará a ser exposta. "Temos que encontrar a moldura apropriada para apresentá-la", indicou.

Albrecht Dürer, pintor e gravurista de Nuremberg (oeste da Alemanha), introduziu, através das suas viagens à Itália, o Renascimento na Alemanha e no norte da Europa.