Entretenimento

Chile construirá centro de 'turismo astronômico'

27/07/2016 21h24

Santiago, 28 Jul 2016 (AFP) - O governo chileno apresentou nesta quarta-feira o projeto "Espaço Universo", um espaço interativo dedicado à astronomia que será inaugurado em 2017, com a intenção de promover o país como destino para o turismo astronômico a nível global.

Sobre uma superfície de 700 metros quadrados, serão distribuídos 50 módulos de exposições permanentes para revelar os mistérios da formação de estrelas e de galáxias, assim como para mostrar diferentes tipos de observação do céu que vão refletir "as vantagens do território chileno como lugar privilegiado para a exploração do cosmos", afirma um comunicado da Imagem do Chile, instituição estatal de promoção do país no exterior.

O espaço, que fará parte do Museu Interativo Mirador de Santiago, pretende se converter no principal centro do tipo na América Latina, segundo seus criadores, e terá um investimento inicial de dois milhões de dólares.

O museu "oferecerá, através de realidade virtual, a possibilidade de ser ejetado da Terra e escolher entre viajar para o Sol ou para Júpiter", prometem seus criadores.

Contará, ainda, com um espaço para a projeção da Via Láctea sobre um muro de mais de 200 metros quadrados. Em outro setor do centro, serão promovidas as qualidades do céu do norte chileno, que o transformam em "um verdadeiro paraíso para a observação astronômica" devido à sua claridade.

Graças a esta característica, o norte chileno abriga alguns dos maiores e mais potentes telescópios do mundo, situados no deserto do Atacama.

O Atacama Large Millimeter/subillimeter Array (ALMA), por exemplo, permite a cientistas do mundo todo trabalharem para descobrir e entender os segredos do universo com a detecção de cometas, avanços na formação de planetas e buracos negros, assim como outros detalhes que jogam luz sobre a vida no nosso planeta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo