Topo

Morre Alan Vega, pioneiro do punk

17/07/2016 20h47

Washington, 17 Jul 2016 (AFP) - Alan Vega, uma das figuras mais influentes da cena punk americana e um pioneiro da música eletrônica com sua banda Suicide, morreu "tranquilamente em seu sono" no sábado, aos 78 anos de idade, anunciou sua família em um comunicado.

Foi Henry Rollins, outro porta-bandeira do punk nos Estados Unidos, que anunciou a notícia com a publicação do comunicado da família em seu site.

"É com grande tristeza e uma quietude que só uma notícia como esta pode causar, que lamentamos informá-lo que o grande artista e a força criativa Alan Vega faleceu", continua a família.

A família presta homenagem ao espírito de pioneirismo e intransigente de Boruch Alan Bermowitz, nascido no Brooklyn - um bairro de Nova York - em 1938.

"Alan Vega foi a essência do artista em todos os níveis possíveis. Sua vida inteira foi dedicada à dar vida àquilo que a sua visão ordenava", ressaltou a família do artista, que também era um escultor e pintor.

Alan Vega fundou a banda Suicide em 1977, um dueto com Martin Rev nos teclados. Na época, ele afirmou que havia sido inspirado por um show dos Stooges de Iggy Pop em Nova York em 1969.

A dupla foi creditada pela utilização do termo do punk para descrever a si mesma, depois de ler um artigo do jornalista musical Lester Bangs.

O primeiro álbum "Suicide" foi lançado em 1970 e é considerado um dos marcos da história do rock.