Topo

Espanha: 16 denúncias de agressão sexual no Festival de São Firmino

14/07/2016 16h03

Madri, 14 Jul 2016 (AFP) - Ao menos 16 denúncias de assédios, agressões sexuais e estupros foram registradas durante o Festival de São Firmino, na cidade espanhola de Pamplona, cujas tradicionais corridas de touros deixaram 67 pessoas feridas, indicaram na quinta-feira as autoridades.

A última denúncia, de uma jovem de 17 anos, levou à detenção de um homem de 20 anos, que foi posto em liberdade pela juíza por falta de provas, disse à AFP um porta-voz do tribunal regional.

Outros três casos de "agressão sexual", uma categoria que na Espanha inclui estupros, foram denunciados durante o festival. Uma das vítimas foi uma jovem francesa, supostamente estuprada em um estacionamento no centro histórico de Pamplona (norte).

Uma jovem de 18 anos denunciou um estupro coletivo, que foi filmado pelos próprios agressores. Cinco suspeitos foram detidos no sábado, indicou o porta-voz.

As demais denúncias foram de assédios e uma tentativa de agressão, segundo o prefeito de Pamplona, que decidiu dar visibilidade às agressões sexuais dentro de uma campanha contra a violência.

A prefeitura convocou manifestações contra a "violência machista", que reuniram milhares de pessoas.

As tradicionais Festas de São Firmino, em homenagem ao padroeiro da região de Navarra, reúnem todos os anos, entre 6 e 14 de julho, centenas de milhares de turistas espanhóis e estrangeiros.

Durante o evento, todas as manhãs centenas de pessoas correm ao lado de seis touros pelas estreitas ruas do centro de Pamplona, onde os mais ousados avançam perto dos chifres dos animais.

Nas corridas deste ano, 67 pessoas ficaram feridas, contra 37 em 2015.

Doze pessoas foram chifradas, e os demais sofreram contusões ou traumatismos.

Quatro homens tiveram ferimentos graves - um espanhol, que permanece hospitalizado, além de um canadense, um sul-africano e um americano, que já tiveram alta.

"Pode-se morrer" durante as corridas, adverte a página do festival na internet.

Nove personas permaneciam hospitalizadas na tarde de quinta-feira, segundo um balanço do governo regional.

Outras 276 pessoas (96 a mais que em 2015) foram tratadas no posto médico da Cruz Vermelha, principalmente por problemas ligados ao consumo de bebidas alcoólicas.

As Festas de São Firmino, imortalizadas pelo escritor americano Ernest Hemingway no seu romance 'O Sol Também se Levanta', de 1926, misturam procissões religiosas, festas durante a noite e as perigosas corridas.