Topo

Belmondo e Skolimowski vão receber Leão de Ouro de Veneza por carreiras

14/07/2016 12h30

Roma, 14 Jul 2016 (AFP) - O Festival de Veneza anunciou nesta quinta-feira que concederá ao ator francês Jean-Paul Belmondo e ao diretor polonês Jerzy Skolimowski um Leão de Ouro por suas respectivas carreiras.

"Jean-Paul Belmondo, ícone do cinema francês e internacional, foi capaz de interpretar da melhor maneira o ar de modernidade típico da 'Nouvelle Vague'" do cinema francês, indicou o Festival em um comunicado.

O ator francês de 83 anos "impôs a figura do anti-herói, provocante e sedutor, muito diferente dos estereótipos de Hollywood (...) e interpretou alguns dos melhores filmes de gângster do cinema policial francês", acrescenta o texto.

Já o diretor polonês Jerzy Skolimowski, de 78 anos, "é um dos cineastas mais representativos do cinema moderno que nasceu com a 'Nouvelle Vague' na década de 60 e, com Roman Polanski, é um dos diretores que mais contribuiu para o renascimento do cinema polonês deste período", declarou o diretor da Mostra, Alberto Barbera.

Alguns de seus 17 filmes "estão entre os filmes mais representativos do cinema moderno, livre e inovador, radicalmente anticonformista e ousado", disse Barbera.

O Festival de Cinema de Veneza será realizada este ano de 31 de agosto a 10de setembro.

A partir deste ano, o festival atribuirá anualmente dois Leões de Ouro para um diretor e um ator em reconhecimento ao conjunto de suas obras.