Topo

Peru: pintura rupestre é encontrada em Machu Picchu

07/07/2016 19h18

Lima, 7 Jul 2016 (AFP) - Uma pintura rupestre de cor preta encontrada nos arredores da cidade inca de Machu Picchu, no Peru, será submetida a avaliação para determinar sua antiguidade, após as autoridades locais terem calculado, nesta quinta-feira, que a figura data da época do império inca, há cerca de 600 anos.

"Até que tenham sido feitas as pesquisas, eu não me atreveria a dizer a antiguidade, apesar de que, para mim, são incas", afirmou à rádio RPP o diretor do santuário arqueológico de Machu Picchu, Fernando Astete, sobre a pintura, que representa um humano, uma lhama e uma figura geométrica.

"É algo diferente, é de cor preta, por isso estamos dando importância para esta descoberta, (já que) normalmente tudo o que se conhece (em pintura rupestre) é em ocre", afirmou Astete.

O diretor detalhou que "foi identificada em uma formação rochosa uma pintura rupestre que não é muito grande, é pequena, mas é única em Machu Picchu: representa uma silhueta humana, um camelídeo e alguns outros elementos que não puderam ser identificados".

O arqueólogo disse que a pintura foi encontrada em um sítio inca conhecido como Pachamama, a cerca de 100 metros da cidade de pedra construída durante a gestão do imperador Pachacútec, no século XV, no esplendor do império inca.

As pesquisas em curso ajudarão a determinar a antiguidade da pintura e se, como especulam outros pesquisadores, se trata de arte rupestre anterior ao império inca, o que seria uma novidade.

Astete disse que existem 20 lugares com arte rupestre inca em Machu Picchu. Em Cusco, a região do sudeste andino peruano onde fica a cidade histórica, também há arte rupestre pré-colombiana.

Machu Picchu, uma imponente cidade inca do século XV onde se adorava ao sol, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1983.

O império inca governou o Peru entre 1438 até sua queda, em 1533, após guerras internas e a conquista pelo então império espanhol.