Topo

Ex-apresentadora da Fox News processa ex-chefe por assédio sexual

06/07/2016 21h20

Washington, 7 Jul 2016 (AFP) - A ex-apresentadora da Fox News Gretchen Carlson apresentou uma ação judicial, nesta quarta-feira, contra o chefe da gigante da televisão Roger Ailes, a quem acusou de demiti-la por recusar suas propostas sexuais.

A ação judicial por assédio sexual afirma que Carlson, ex-Miss Estados Unidos que trabalhava na Fox News há mais de uma década, foi despedida como represália e "porque rejeitou as propostas sexuais [de Ailes] e se queixou de assédio sexual grave e generalizado".

Segundo a ação judicial, Ailes a demitiu em 23 de junho após tê-la "deixado no ostracismo, marginalizada e rejeitada" e ter dado a entender que "esses 'problemas' não tinham existido e poderiam ter sido resolvidos se ela tivesse tido uma relação sexual com ele".

Alies, diretor-geral da Fox News, não respondeu aos pedidos de entrevista da AFP. A empresa mãe da Fox News, 21st Century Fox, assegurou em um breve comunicado que leva "muito a sério este assunto" e que havia "empreendido um exame interno". Além disso, assegurou que tem "plena confiança" em Roger Ailes, "que serviu brilhantemente a empresa durante mais de duas décadas".

Carlson, que ganhou o concurso Miss Estados Unidos em 1989, começou a trabalhar na Fox em 2005, e durante sua carreira no canal de televisão entrevistou várias personalidades, como o presidente americano, Barack Obama, e seu antecessor, George W. Bush.

Roger Ailes, ex-assessor de presidentes republicanos, é uma personalidade-chave do império midiático do magnata Rupert Murdoch, proprietário da Fox News.