Encontrada licença de repórter de Saint-Exupéry durante Guerra Civil espanhola
Um espanhol encontrou a licença que acreditava ser de repórter do escritor Antoine de Saint-Exupéry durante a Guerra Civil espanhola, quando foi enviado especial dos jornais franceses, confirmaram nesta terça-feira (5) os arquivos que documentam este conflito bélico.
A licença do autor de "O Pequeno Príncipe" ficou desaparecida, sem ter sido classificada junto com outras certificações da época, explicou à AFP María José Turrión, diretora-adjunta do Arquivo Geral da Guerra Civil Espanhola, localizado em Salamanca (leste).
O documento do aviador francês, datado de 16 de abril de 1937, foi dado pela Secretaria de Propaganda da República. Com 36 anos na época, Saint-Exupéry se apresentava como aviador e "escrivão", provavelmente um erro de tradução do francês "écrivain" (escritor).
A ficha "tem um valor extraordinário. Sua licença dá os dados exatos de sua presença em Madri", indicou Policarpo Sánchez, advogado e historidador aficionado de 52 anos, que encontrou o documento em 30 de junho.
O escritor desapareceu no mar a bordo de seu avião em 1944.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.