Topo

Jornalista anglo-libanesa é expulsa do Egito

27/06/2016 22h38

Cairo, 28 Jun 2016 (AFP) - A jornalista anglo-libanesa Liliane Daoud, que apresentava um programa político em uma emissora privada egípcia, foi expulsa na madrugada desta terça-feira (horário local) - informou uma autoridade do Serviço Migratório do Egito.

Há vários meses, essa ex-repórter da BBC em Londres era vítima de uma campanha de críticas nas redes sociais, acusada de estar ligada à oposição.

"Ela foi expulsa" e deixou o Cairo rumo a Beirute em um voo da EgyptAir pouco depois da meia-noite, explicou a fonte, consultada pela AFP no aeroporto do Cairo.

O advogado da jornalista, Zyad el-Eleimi, informou em sua página no Facebook que sua cliente lhe telefonou do avião instantes antes de partir da capital egípcia.

Mais cedo, a jornalista foi detida em uma operação que mobilizou um grande número de policiais, relatou o ex-marido de Liliane.

"Oito homens disseram que vinham da polícia fronteiriça e levaram-na para um lugar desconhecido, depois de tirar seu telefone e seu passaporte britânico", declarou à AFP Khaled al-Berri.

Segundo ele, ao detê-la, os agentes disseram que iriam comprovar se os documentos de residência eram válidos e, sem eles, a jornalista seria expulsa.

Al-Berri explicou que a detenção aconteceu pouco tempo depois de Liliane encerrar seu contrato com a rede OTV.

Os defensores dos direitos humanos acusam regularmente o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, de ter instaurado no país um regime autoritário, o qual reprime qualquer oposição com violência desde a queda de Mohamed Mursi em 2013.