Topo

Twitter aumenta para 140 segundos limite de vídeos publicados

21/06/2016 21h08

Washington, 22 Jun 2016 (AFP) - O Twitter anunciou na terça-feira que aumentou para 140 segundos o limite de duração dos vídeos publicados na sua rede, uma mudança que aposta no conteúdo audiovisual para conquistar mais usuários.

"A partir de hoje, vocês terão mais espaço para liberar a criatividade no Twitter", escreveu o responsável de desenvolvimento de produtos do Twitter, Jeremy Rishel, no blog da empresa.

"Onde antes os vídeos publicados eram limitados a 30 segundos, agora todo mundo pode criar tuítes em vídeo de até - sim, vocês adivinharam - 140 segundos", completou.

O Twitter também irá flexibilizar gradualmente o limite para seu aplicativo Vine, que permite gravar e publicar vídeos de no máximo seis segundos de duração.

Com estas mudanças, o Twitter tenta ampliar sua base de usuários, estagnada em cerca de 300 milhões nos últimos trimestres, e composta principalmente por políticos, jornalistas e celebridades.

Para alguns analistas, o limite estrito de 140 caracteres para as mensagens escritas freia o desenvolvimento da rede social, ultrapassada por serviços mais visuais, como o de compartilhamento de fotos Instagram, que anunciou nesta terça-feira que alcançou a marca de 500 milhões de usuários.

As imagens estão cada vez mais presentes no Twitter, principalmente com os vídeos incorporados através do aplicativo Vine.

"O vídeo está se tornando cada vez mais central nas conversas em tempo real acontecendo no Twitter, e os tweets em vídeo aumentaram cerca de 50% desde o início de 2016", afirmou Jeremy Rishel.

O Twitter já autorizava certos parceiros editoriais a publicarem vídeos mais longos, de até 10 minutos de duração, através de ferramentas profissionais, uma política que será mantida sem alterações.

A rede social anunciou nesta segunda-feira que comprou a startup britânica dedicada à inteligência artificial Magic Pony para reforçar sua capacidade de análise de conteúdo visual.

bur-rl/elc/jh/cd/db/mvv

Twitter