Entretenimento

Vendidas 25 aquarelas de Manara representando Brigitte Bardot por 600 mil euros

12/06/2016 14h21

Bruxelas, 12 Jun 2016 (AFP) - Um leilão de 25 aquarelas do italiano Milo Manara, mestre dos quadrinhos eróticos, representando Brigitte Bardot quando era jovem, alcançou 592.702 euros (666.748 dólares), informaram neste domingo os organizadores.

Entre os 25 quadros, o mais caro (34.100 euros) representa a atriz francesa nua de perfil, sentada, com os joelhos encostados no rosto, informou a casa de leilões parisiense Millon.

Esta venda foi realizada em paralelo entre Bruxelas e Paris.

A última vez que Bardot, 81 anos, autorizou um artista a pintá-la remonta a 1968, quando o escultor Aslan a havia recriado em um busto como Marianne, figura que representa a República francesa que adorna várias prefeituras e prédios oficiais.

Com 70 anos, o veneziano Milo Manara, que alcançou um grande sucesso nos anos 1980 com "O clique" e "Verão Índio", desenhou com seu pincel delicado as curvas sensuais da diva francesa em múltiplas ocasiões.

Bardot de joelhos na praia, acompanhada por uma pantera rosa ou um leopardo... As poses mudam, mas a atriz quase sempre aparece com uma expressão bem séria e com pouca roupa.

As 25 aquarelas foram assinadas pela atriz no verso, e ela também incluiu em cada desenho seu símbolo mais pessoal, "uma margarida de sete pétalas que quer dizer que eu amo discretamente ao que as recebem...".

A casa de vendas Millon, com a ajuda dos especialistas em quadrinhos Alain Huberty e Marc Breyne, propiciou o contato entre a artista francesa e Manara, e lhes propôs que realizassem uma série original.

"Reproduzir seu rosto é muito difícil, porque tem expressões muito sutis, entre ironia, mistério, sedução e provocação", havia declarado o desenhista italiano em uma entrevista à AFP em maio.

Bardot se aposentou da carreira de atriz em 1973, para se dedicar à defesa dos animais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo